Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho
Audiência na ALMG
O dia 28 de abril é a data reservada mundialmente para valorizar a saúde, a segurança e a prevenção dos acidentes do trabalho, foi instituído pela OIT, em 2003, e também o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho no Brasil, segundo a Lei nº 11.121/2005.
Esse dia também serve para lembrar as vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e para promover a conscientização sobre segurança e saúde no ambiente laboral
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promoveu audiência para comemorar a data, na sala José Alencar, o qual foi coordenado pelo deputado Betão, do PT.
Esse dia também serve para lembrar as vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e para promover a conscientização sobre segurança e saúde no ambiente laboral
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promoveu audiência para comemorar a data, na sala José Alencar, o qual foi coordenado pelo deputado Betão, do PT.
O evento contou com a presença de autoridades, representantes do Ministério Público do Trabalho, dos Auditores Fiscais do Trabalho, além da presença de várias lideranças sindicais, incluindo o SITRAMONTI-MG e a FIEMG, que enviou uma de suas diretoras para representar a categoria patronal.
FIEMG pede mais prazo
Vários painéis relativos ao tema em discussão foram apresentados, nos quais os representantes do Ministério Público do Trabalho e dos Auditores Fiscais do Trabalho apresentaram o panorama das doenças psicossociais no Brasil, sua evolução e as novas demandas que motivaram a inclusão do tema na norma regulamentadora NR-01.
A FIEMG, representada por Erika Morreale, manifestou-se sobre a necessidade de um tempo para a categoria patronal se adequar e absorver a nova demanda e, para tanto, solicitou o adiamento do prazo para entrada em vigor da referida alteração da norma.
Líderes de algumas categorias sindicais se manifestaram enfatizando o adoecimento de trabalhadores pelo efeito do exercício de atividades com elevado nível de stress, nas relações de trabalho, sobretudo para algumas categorias.
Entretanto, representações sindicais criticaram o adiamento das sanções previstas na Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Jair Anastácio na Tribuna
O SITRAMONTI-MG foi representado no ciclo de debates sobre doenças psicossociais e as novas exigências da NR-0, pelo técnico em segurança do trabalho do sindicato, Jair Anastácio da silva.
Jair subiu à tribuna para manifestar seu apreço e interesse pela saúde e segurança dos trabalhadores e evidenciar a postura do SITRAMONTI-MG e o empenho da entidade em desenvolver uma cultura de segurança e prevenção de acidentes nos trabalhadores da categoria de Montagens Industriais de Minas Gerais.
SITRAMONTI-MG: presente!
O Brasil registra quase 500 mil afastamentos do trabalho por doenças psicossociais, mostram os dados de 2024, referentes apenas a trabalhadores formais e essa alta nos números, em relação aos dados dos anos anteriores, preocupa especialistas e sindicalistas.
O técnico em segurança do trabalho do sindicato, Jair Anastácio, participou da audiência, realizada neste 28 de abril, na ALMG, acompanhado pela diretora administrativa do SITRAMONTI-MG, Liliane Caldeira.
Clique aqui e veja a matéria completa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.